Gerenciamento de Projetos – BIM 3D

Gerenciamos e coordenamos projetos através do sistema BIM 3D, onde todos os elementos construtivos são projetados contendo informações e especificações, permitindo que sejam geradas informações e pontos de vistas de acordo com cada necessidade. Além disto, qualquer modificação no projeto arquitetônico ou em seus complementares e automaticamente visualizada por todos os profissionais envolvidos, facilitando a troca de informações e a compatibilização dos projetos. Tudo isto em um ambiente tridimensional, que facilita a visualização e análise de problemas espaciais ou estruturais.

Através de softwares de alta tecnologia utilizamos a ferramenta “Clash Detection”, que permite “ao toque de um botão” visualizar quaisquer problemas na compatibilização entre projetos complementares, por exemplo, uma viga estrutural abaixo do pé direito mínimo indicado ou mesmo uma tubulação cruzando determinado elemento estrutural, não preparado para isto.

Vale ressaltar que um projeto realizado em BIM, permite um controle eficiente de todo o ciclo de vida da edificação. Com determinados parâmetros, por exemplo, pode se prever a durabilidade de equipamentos e materiais aplicados, permitindo a realização de um plano de manutenção preventivo preciso. Em expansões ou modificação ao longo do tempo, o antigo e o novo podem ser analisados em conjunto, facilitando de forma significativa o estudo de custos e planejamento destas intervenções.

As possibilidades do sistema BIM são infinitas e, mesmo sendo muito superior, o custo deste é comparável ao sistema tradicional, pois apesar de serem necessários profissionais de altamente capacitados, o tempo é otimizado devido ao grande índice de automatização e por não existirem “retrabalhos”.

Planejamento de Construções – BIM 4D

A partir da informações contidas no projeto BIM 3D, adicionamos as variáveis “Tempo” e “Produtividade”, permitindo gerenciamento e visualização tridimensional do progresso das atividades. Desta forma, ficam mais ágeis e simples as simulações de planos de ataque, as análises de conflitos entre tarefas, planejamento de logística de canteiro, entre outras. Ressaltamos que fica muito mais simples o dimensionamento correto de equipes e equipamentos, otimizando os custos fixos e o espaço físico do canteiro. Além de fornecer uma ágil e visual ferramenta de comunicação entre equipes técnicas e não técnicas, em várias situações.

Orçamento de Construções – BIM 5D

Evoluindo do ambiente BIM 4D para o 5D, adicionamos a variável “custos” aos parâmetros do projeto. É importante lembrar que todos os elementos são automaticamente quantificados, então são reduzidas a zero as possibilidades de erros em levamentos, o que aumenta a assertividade da estimativa de custos, seja de materiais ou mão de obra.

Qualquer modificação no projeto ou planejamento podem ter seus impactos financeiros estudados, permitindo melhor controle na hora de tomar uma decisão. É possível gerar o fluxo de caixa necessário ao projeto, além da simulação de cenários no caso de revisões ou modificações.